Come Together!

Siga este blog e receba todas as novidades quentinhas saídas do forno para incrementar o seu Ubuntu!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SOPA - "Stop Online Piracy Act" foi aprovado!

EUA aprova a lei "Stop Online Piracy Act". A indústria do copyright avança na tentativa de controle da rede


Como prometido, aqui está a primeira parcela de do trabalho massivo para a regulamentação da Internet que é a Lei Stop Online Piracy Act. Vamos começar com a forma como ela pode afetar o Twitter, Tumblr, e a próxma rede inovadora social, a computação em nuvem, ou serviço de hospedagem que um garoto inteligente pode projetar em sua garagem agora.

Vamos fazer uma coisa bem clara a partir do get-go: apesar de toda a conversa sobre esse projeto de lei sendo direcionados apenas para "rogue" sites estrangeiros, não há dúvida de que são alvo as empresas dos EUA também. O projeto de lei estabelece um sistema para punir sites supostamente "dedicado ao roubo de propriedade dos EUA." Como você concebe esse rótulo? Não vai demorar muito: Algumas parte do seu site (uma página sequer) deve

* ser direcionada para os EUA
* alegadamente "envolver-se em, permitir ou facilitar" a infração ou
* alegadamente a tomar ou tiver tomado medidas para "evitar confirmando uma alta probabilidade" de infração.

Se um detentor de direitos IP (vagamente definido - pode ser Justin Bieber preocupado com os seus direitos de publicidade) acha que você deve conhecer estes critérios e que de alguma forma está sendo prejudicado, ele pode enviar um aviso afirmando tanto para os processadores de pagamento (Visa, Mastercard, Paypal etc) e serviços de anúncio que você confiar.

Uma vez que começam, eles têm cinco dias para sufocar o seu apoio financeiro. Claro, os processadores de pagamento e redes de publicidade não serão capaz de afinar a sua resposta de modo que somente a parte supostamente infratora do seu site é afetada, o que significa que todo o seu site estará sob ataque. E, não fará diferença de que nenhum juiz declare você culpado de qualquer coisa ou que a DMCA dê abrigo seguro, seria a sua conduta se o assunto já foi ao tribunal. De fato, os serviços que foram especificamente encontrados legais, como o Rapidshare, poderiam ser estrangulados economicamente através de SOPA. Você pode registrar uma contra-notificação, mas você só tem cinco dias para fazê-lo (boa sorte para conseguir assessoria jurídica sólida no tempo) e os processadores de pagamento e redes de publicidade não têm obrigação de respeitá-lo em qualquer evento. Isso porque existem disposições vigilante que lhes concedem imunidade para ir asfixiando um site se eles têm uma "convicção razoável" de que alguma parte do site permite infração.

No mínimo, isto significa que qualquer serviço que hospeda conteúdo gerado pelo usuário vai estar sob enorme pressão para monitorar ativamente e filtrar esse conteúdo. Isso é um enorme fardo, e pior para os serviços que estão apenas começando - os YouTube's de amanhã que estão gerando empregos hoje. E não importa o que eles fazem, vamos ver uma enxurrada de anúncios de qualquer maneira - como aprendemos a partir do processo de remoção da DMCA, os proprietários de conteúdo são mais do que feliz para enviar queixas falsas. O que aconteceu com Wikileaks via censura voluntária passará a ser sistematizada e racionalizada - desde que alguém, em algum lugar, acha que eles têm um direito de IP que está sendo prejudicado.

Em essência, Hollywood está cansado dessas leis traquinas que ajudam a proteger a inovação, crescimento econômico e criatividade, em vez de modelos de negócio ultrapassados. Então, eles estão tentando reescrever as regras, regular a Internet, e danem-se as consequências para o resto de nós.

Assista a este espaço para mais análises, mas não espere para agir. Este projeto de lei não pode ser corrigido, deve ser morto. Patrocinadores do projeto de lei (e seus financiadores de empresas) querem empurrar essa coisa meio rapidamente, antes que os cidadãos comuns se vento do dano que vai causar. Se você não quer deixar a grande mídia controlar o futuro da inovação e de expressão online, agir agora, e exortar todos que você conhece a fazerem o mesmo.


fonte: https://www.eff.org/deeplinks/2011/10/sopa-hollywood-finally-gets-chance-break-internet

Um comentário:

  1. Podia ao menos mudar esse título, já basta essa tradução meia boca de uma notícia que não existe. O assunto é sério para ser tratado por amadores, publicando fatos que se quer ocorreram.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de escrever um comentário, verifique se o mesmo não contém nenhum tipo de abuso moral, linguagem inapropriada, conteúdo com direitos autorais, de carater difamatório, racista ou preconceituoso.

Muito Obrigado. Erick Bergamini, o Master Mind fundador do blog.